sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mirage 2000 biplaces - Linhas modernas e suaves

Posto hoje dois dos - para mim - mais bonitos Mirage 2000 em utilização: as versões D e N. Estes perfis fizeram parte da página central dupla da revista Asas que trata da Dinastia Mirage. São perfis feitos há mais de dois anos e continuam fazendo parte dos meus perfis favoritos. Em breve farei profiles da versão biplace voada pela FAB.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tucano - O turboélice que treina e ataca

No post de hoje apresento meu mais novo perfil, um EMB-312 Tucano, mais precisamente um A-27 do 3º/3º Grupo de Aviação - Esquadrão Flecha. Este profile abre uma série de desenhos dessa aeronave que devo produzir nas próximas semanas. Todas serão postadas aqui, obviamente.

Com linhas suaves e que remetem aos clássicos da aviação, o Tucano continua moderno e belíssimo - mesmo já tendo um substituto tecnologicamente mais avançado e mais adequado às funções de ataque. Desenvolvido no final dos anos 70 pela Embraer, o Tucano foi um sucesso em vendas, voando em vários países sempre com papéis de extrema importância. Fiquem ligados, mais Tucanos em breve!

Este perfil também está no Aviation Graphic! Se quiser adquirir um belo pôster do Tucano é só visitar o link ao lado: Compre aqui seu pôster do A-27

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

767 Mexicana - Aviação civil latinoamericana

Essa é para agradar os amantes da aviação civil. Fiz este perfil há pouco mais de um ano a pedido de um colega jornalista que mora no México. É um Boeing 767-383ER da companhia Mexicana. Fiz um pôster para ele emoldurar e colocar na parede. Gostei do resultado final. Espero que gostem também!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Mais Mirages - Peru e Israel

Posto aqui mais dois perfis da série Dinastia Mirage publicada pela revista Asas. São eles os profiles de um Mirage 5P da Fuerza Aérea Peruana e um Mirage IIIC da Heyl HaAvir (Força Aérea de Israel). Este Mirage israelense é um veterano da Guerra de Yon Kippur, no inicio dos anos 70. Em breve, mais Mirages!


Que tal ter este belo e perfil exclusivo em uma camiseta ou caneca? Agora você pode!

Basta acessar nossa loja e comprar garantir a sua agora mesmo:


http://www.zazzle.com.br/mirage_iiic_forca_aerea_de_israel_iaf_t_shirt-235403832703739032

http://www.zazzle.com.br/mirage_iiic_forca_aerea_de_israel_iaf_caneca-168568228827457102

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Santos Dumont - Muito além do 14-Bis

O post de hoje é dedicado a Santos Dumont. Estes perfis foram desenhados para o livro Os Projetos Aeronáuticos de Alberto Santos-Dumont, lançado pela C&R Editorial - a mesma editora da Revista Asas - em 2005, em comemoração ao centenário do primeiro vôo de uma aeronave mais pesada que o ar.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

A-4AR Fightinghawk - Os Falcões da Fuerza Aérea Argentina

Este perfis dos A-4AR Fightinhawk (como os Skyhawks voados pela FAA são chamados por lá) foram feitos no final de 2005 a pedido de um amigo argentino. Fiz uma série de desenhos desses belíssimos Skyhawk portenhos para ilustrar um projeto que ele tinha em mente. Aproveito para postar aqui três desses profiles.

A técnica está defasada, eu confesso, pois hoje em dia não uso mais as linhas prontas, retiradas de publicações. Eu prefiro redesenhá-las em vetor, no Corel, para que eu possa redimensioná-las sempre que necessário sem a perda da qualidade. Minha idéia é atualizá-los, redesenhando as linhas e aplicando novos efeitos de sombra, luz e acabamento/envelhecimento. Enquanto eu não faço esse upgrade nos A-4AR, posto aqui as versões feitas há pouco mais de dois anos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Adelphi! O AMX do 1º/16º GAv.

O post de hoje é dedicado a mais um perfil do caça-bombardeiro AMX, ou A-1 para os mais íntimos. Esse perfil foi finalizado hoje e fecha, pelo menos por enquanto, minha linha de perfis dedicadas à versão monoplace A-1A. Ainda pretendo, entretanto, desenhar perfis do A-1B, a versão de dois lugares.

Essa aeronave está pintada com o primeiro esquema de cores que cobriram os AMX na FAB. Bem como na foto de referência que usei, procurei reproduzir o máximo possível o envelhecimento da pintura devido ao uso. Este A-1 pertence ao Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O 1º/16º Grupo de Aviação foi criado em 1988 e a partir do ano seguinte começou a voar essa que foi por quase duas décadas a aeronave de combate mais moderna da FAB.

Este perfil também está no site Aviation Graphic. Confira abaixo o poster disponível naquele site para venda:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Dinastia Mirage - Mirage F-1

Os dois perfis publicados hoje fazem parte da coleção de perfis de aeronaves Mirage que foram publicados na edição número 15 da Revista Asas. Os perfis, em um total de 18, ilustraram a página central da matéria de capa, intitulada Dinastia Mirage.

São dois Mirage F-1, um deles na versão F-1C, da Força Aérea Francesa e com uma pintura exclusiva utilizada em sua participação no encontro Tiger Meet de 1978 e a segunda aeronave é do modelo F-1BE, a versão biplace do F-1A. Esse perfil leva as cores da Força Aérea do Emirado do Qatar e mostra uma aeronave veterana da Primeira Guerra do Golfo de 1991.

Esses perfis ainda são de uma fase em que minha técnica não era a mesma que utilizo hoje, principalmente em relação a efeitos de textura da pintura, sombra, luz e envelhecimento da camuflagem. Em breve pretendo fazer um upgrade nesses perfis para uma versão 2.0 e enviá-los para o site Aviation Graphic para sejam oferecidos em pôsteres como os meus AMX atualmente em produção.


Em breve posto mais perfis do Mirage! À la chasse!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Novo poster de AMX na Aviation Graphic

Hoje foi para o ar mais um poster com um dos meus perfis para o site Aviation Graphic. Trata-se do segundo AMX da série de perfis que estou criando para homenagear essa belíssima e importante aeronave da FAB. Desta vez o poster é dedicado ao FAB5538 do 3º/10º Grupo de Aviação, o Esquadrão Centauro.

Comprar o pôster do AMX do Esquadrão Centauro

Abaixo você confere o perfil isoladamente.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mais uma edição da Revista Asas está nas bancas e meus perfis também estão lá!


Já saiu a edição número 41 da Revista Asas e meus perfis ilustram a matéria de capa, sobre o belíssimo Heinkel He-111 - um dos mais famosos e temidos bombardeiros alemães da Segunda Guerra Mundial. Não deixem de conferir a revista e abaixo estão os perfis para dar uma idéia do que está na revista.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Flight 815 - Boeing 777-200ER de Lost

O post de hoje é para os fãs do seriado Lost, como eu. Resolvi, após ver várias imagens da queda o vôo 815 na ilha, desenhar um perfil do avião em que os sobreviventes estavam viajando. Entretanto, enquanto buscava fotos de referência, percebi uma curiosidade: os destroços do avião no chão não têm a mesma pintura do avião mostrado nas imagens em vôo, leia-se aqui, no momento da queda.



Descuido de produção? Um "erro" calculado? Talvez um pouco dos dois, talvez nenhuma das opções, mas eu arriscaria dizer que optaram mesmo foi "pelo mais fácil".

Já é bem conhecido de quem acompanha a série com um olhar mais atento - sobretudo quem gosta de ler a Lostpedia, por exemplo, que a aeronave utilizada nas cenas de solo não é do mesmo modelo do avião acidentado e voado pela Oceanic. A empresa fictícia voava aeronaves Boeing 777-200ER e os destroços utilizados na série para representar o acidente são, na verdade, partes de um Lockheed L-1011 Tristar. Erro? sem dúvida não. Ninguém é doido de destroçar um moderno - e carríssimo - 777 só para agradar alguns fanáticos por aí.

O Tristar usado na série teve como último usuário a Delta Airlines (N783DL) e a pintura utilizada pela Delta em seus Tristars era muito parecida com a pintura que encontramos nos destroços. Uma faixa azul escuro sobre a linha de janelas e uma faixa menor, vermelha, por cima. O vermelho foi substituído pelo rosa da logomarca da Oceanic e uma faixa azul clara foi acrescentada abaixo da faixa azul. O avião foi cortado antes da pintura da logo da Oceanic Airlines, como pode ser visto nesta foto.

Abaixo, duas fotos para comparação dos dois esquemas de pintura:


Estas duas pinturas, entretanto, não são as únicas vistas em aviões da Oceanic Airlines! Procurando um pouco mais na internet, encontrei uma imagem de um anúncio também fictício da companhia que mostra um avião totalmente branco e com a logo da empresa na cauda e as palavras "Oceanic Airlines" na fuselagem. (Até onde pude perceber, a fuselagem encontrada nos destroços leva somente a palavra "Oceanic" juntamente com o emblema colorido da empresa.) Abaixo mais algumas fotos para comparação:


Quer saber mais sobre o avião (ou aviões) de Lost? Abaixo as fontes das minhas pesquisas:

http://www.lostpedia.com/wiki/Flight_815

http://www.lostpedia.com/wiki/Boeing_777

http://www.lostpedia.com/wiki/Lockheed_L-1011

http://www.lostpedia.com/wiki/Oceanic_Airlines

Ah, e é claro, o Google ;)

Abração e até o próximo post!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Meus perfis agora também no Aviation Graphic!

Agora meus perfis também podem ser vistos e adquiridos em um dos mais conceituados websites de aviation-art da internet mundial - o Aviation Graphic.com

O primeiro perfil que ganha as páginas do portal é o do AMX da FAB publicado no post anterior. Mas esse não será o único! Mais perfis irão aparecer na minha galeria no Aviation Graphic ainda no primeiro semestre. Para conferir minha ficha no site basta clicar aqui.


O Aviation Graphic é um dos mais completos portais totalmente dedicado à divulgação e venda de pôsteres de perfis de aviões e aviation art de desenhistas e artistas do mundo todo. Entre os colaboradores do site estão nomes famosos como Ugo Crisponi, dono e organizador do site, Tom Cooper, renomado historiador e pesquisador de assuntos militares relacionados a aviação, Giovanni Paulli, autor de diversas "artes" para as caixas dos kits da Italeri e Leandro Maldonado, outro artista brasileiro a figurar entre os colaboradores do Aviation Graphic e autor de várias reportagens sobre aviação militar para grandes portais e revistas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

AMX - O pequeno brigão da FAB

O AMX, ou A-1, como é denominado na FAB, é uma aeronave ímpar. Pequena, ágil e de enorme capacidade ofensiva, leva com precisão invejável sua carga bélica direto ao alvo. Não é à toa que, em certos casos, é considerada "a" aeronave de bombardeio estratégico da FAB.

Deixando de lado questões técnicas ou de desempenho, vamos ao fato mais visível a qualquer pessoa: suas linhas. O design do A-1 é sem dúvida um atrativo especial dessa aeronave. Seu tamanho reduzido, suas linhas agradáveis aos olhos, são um prato cheio para quem - como eu - gosta simplesmente de apreciar essas máquinas voadoras.

Há pouco mais de duas semanas iniciei esse perfil como parte de um projeto que estou preparando com um site internacional. A aeronave escolhida para ilustrar o AMX da FAB foi o 5540, uma aeronave do 1º/10º Grupo de Aviação em sua atual e belíssima camuflagem em verde e cinza. Espero que gostem!

Ah, estou de olho na pesquisa aqui do site... e o AMX é um dos preferidos, portanto, em breve esse avião estará em um belo wallpaper!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Adversarys - Os bandidos da US NAVY

Sempre fui fã de carteirinha dos esquadrões Aggressors e Adversary da USAF e USN/Marines, respectivamente. Sempre que encontro uma foto inédita desses aviões salvo nos arquivos. Meus preferidos, como não poderia deixar de ser, são os F-5 e A-4.

Em 2006 resolvi fazer alguns esquemas completos, com fotos de referência e informações sobre as marcações, cores e o que mais é importante para identificar essas aeronaves. Não fiz muitos, infelizmente, só quatro, e apresento-os logo abaixo.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Malvinas, 1982 - A guerra chegou ao Sul do Atlântico

Sem dúvida alguma a Guerra das Malvinas é um dos conflitos mais fartos para os historiadores e pesquisadores de aviação militar interessados em esquemas de pintura de aviões envolvidos nos combates.

Comigo não foi diferente, há tempos esse conflito me desperta interesse e uma série de perfis que participaram dos combates aéreos e terrestres sobre as ilhas Malvinas/Falklands era questão de pouco tempo.

Abaixo apresento uma série de perfis criados por mim entre 2004 e 2007, alguns deles publicados no recente livro lançado no Brasil pela C&R Editorial - a mesma editora responsável pela conceituada Revista Asas.

O livro "Malvinas, 1982" foi escrito pelos renomados historiadores aeronáuticos argentinos Santiago Rivas e Juan Carlos Cicalesi e é a primeira obra em português totalmente dedicada à análise da guerra aérea no conflito do Atlântico Sul. O livro ser encontrado e comprado diretamente no site da editora: Malvinas, 1982





Que tal ter estes belos perfis exclusivos em uma camiseta ou caneca? Agora você pode!

Basta acessar nossa loja e comprar garantir a sua agora mesmo:

http://www.zazzle.com.br/camiseta_super_etendard_armada_argentina_malvinas_t_shirt-235257368580940335

http://www.zazzle.com.br/iai_dagger_forca_aerea_argentina_malvinas_t_shirt-235714556215943055

http://www.zazzle.com.br/iai_dagger_fuerza_aerea_argentina_malvinas_82_caneca-168004614269259070
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...